Nossos Projetos

Projeto Jovens Talentos

Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos Resolução 109/2009- CNAS.

Descrição: O Projeto ‘Jovens Talentos’ é um serviço contínuo que oferece aos adolescentes e jovens, no período do contra turno escolar, atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã, reflexão e construção de seus projetos de vida e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Objetivo Geral: Promover o resgate e fortalecimento de vínculos pessoais, sociais e comunitários de adolescente e jovens como complemento do trabalho social com as famílias.

As atividades abordam questões relevantes sobre adolescência e juventude contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem.

Público alvo: Adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses

O serviço é cofinanciado pelo Fundo Municipal do Conselho da Criança e do Adolescente, em parceria firmada junto a Secretaria de Desenvolvimento Social.
O Instituto Cáritas Granja Viana depende ainda da captação de recursos através de parcerias, eventos e doações.

Projeto Encenarte

Serviço: Serviço Cultural

Descrição: O Projeto Encenarte trilha um processo formativo com adolescentes e jovens na modalidade “artes cênicas” proposto pelo Instituto Caritas Granja Viana valorizando o livre pensar, a expressão, o espírito crítico, a sociabilidade, a criatividade e a autonomia dos participantes.

No contexto das atividades oferecidas são exploradas as interações com diferentes linguagens, como dança, música e artesanato abrindo possibilidades de uma formação que contemple tudo o que envolve a criação teatral.

As atividades consideram as características e habilidades individuais e são desenvolvidas em um ambiente em que as ideias de cada um são acolhidas e trabalhadas coletivamente incentivando o desenvolvimento de ideias e sua expressão cênica, de forma criativa, e lúdica.

Público alvo: Adolescentes e jovens de 12 a 17 anos e 11 meses

Objetivo Geral: Contribuir para que o adolescente possa desenvolver habilidades artísticas, o equilíbrio emocional, o pensamento crítico, a saúde do corpo e da mente através de jogos e técnicas teatrais.

Projeto Elas podem, elas fazem

Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens e adultos de 18 a 59 anos – Resolução 109/2009- CNAS.

Descrição: Projeto “Elas podem, elas fazem”. Trata-se de um serviço da Proteção Social Básica do SUAS caracterizado como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens e adultos de 18 a 59 anos – resolução 109/2009 – CNAS complementada pela Resolução CNAS nº 13/2014. O público alvo deste projeto são mulheres de 18 a 59 anos cadastradas no Cadúnico, com prioridade àquelas pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda.

Público alvo: Mulheres de 18 a 59

Objetivo Geral: Promover junto as mulheres em situação de vulnerabilidade social, atividades que resultem no fortalecimento dos vínculos pessoais e familiares, o convívio grupal e comunitário e ações de formação para o trabalho.

Projeto Sabor do Saber

O Projeto “Sabor do Saber” se caracteriza como um projeto de Inclusão produtiva urbana na área de gastronomia e catering sob o conceito que pressupõe a articulação de ações que favorecem o resgate e afirmação da auto estima do participante, a formação e a inserção do jovem no mundo do trabalho por meio do empreendedorismo coletivo .

São Objetivos do Projeto:

Desenvolver ações formativas de cunho sócio profissionalizante e de geração coletiva de trabalho e renda com adolescentes e jovens.

Oferecer formação profissionalizante na área de Gastronomia/Panificação/Confeitaria e serviços de catering;
Contribuir para a convivência e o fortalecimento do vínculo familiar, bem como suas relações com as fases da vida do adolescente.
Gerar postos de trabalho para os jovens participantes do projeto.

Programa de Sócio Aprendizagem

Programa que contempla a atividade de “Jovem Aprendiz” voltado para adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos. São compostos de cursos focados em diferentes áreas. O Intuito é de despertar as habilidades dos jovens e fortalecer talentos entendendo que aprender na prática apoia o crescimento da juventude.